Como criar sua estratégia de Social Media Marketing

Você prefere ter seguidores ou fãs?

Eu não sei qual é sua resposta, mas eu, prefiro ter fãs apaixonados pela minha marca ou produto.

Esse é o poder das redes sociais numa campanha de marketing: ela transforma seguidores passivos e muitas vezes desinteressados em fãs, verdadeiramente apaixonados pelo seu trabalho e louco para fazer a primeira compra.

Olá, eu não me apresentei, mas meu nome é Sandy. Sou redatora e escritora pela Trollz – Produtora de conteúdo e semanalmente vou aparecer aqui para dar algumas sacadas, insights e para conversarmos um pouco sobre marketing digital e redes sociais.

O papo de hoje será sobre como criar sua estratégia de Social Media Marketing.

Atualmente, o Brasil vive uma das melhores fases para as redes sociais. De acordo com a pesquisa Digital in 2019, o país ficou em segundo lugar no ranking dos países que mais passam tempo diário das redes.

Esse dado já mostra o impacto que mídias como Facebook, Youtube e Instagram têm no nosso dia-a-dia. Mas, em 2020 o assunto ganhou ainda mais destaque.

A atuação das redes na forma como o brasileiro pensa, age e, é claro, compra é tão grande que uma pesquisa realizada esse ano pela Avaaz ligada às Fake News da Covid-19, chegou a conclusão de que 73% dos internautas brasileiros já acreditaram em alguma notícia falsa relacionada à pandemia.

E adivinhem onde esse tipo de notícia foi vinculado? Acertou quem disse “nas redes sociais”.

É claro que esse é um aspecto negativo desse tipo de mídia, no entanto, demonstra o quão importante é esse tipo de ferramenta online para seu marketing, principalmente para a criação de autoridade.

Se você não tem uma estratégia de Social Media Marketing no seu negócio, é bem provável que a sua marca não faça diferença nenhuma na vida dos seus seguidores e assim, eles não se transformam em fãs.

Aprenda a criar sua própria estratégia de Social Media Marketing

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as redes não são um lugar para você falar o que quer sobre sua marca ou seu produto. Isso não gera conexão com leitor, muito menos engajamento e pode inclusive gerar uma imagem negativa.

Social Media Marketing é também imagem, autoridade. E se você quer ficar “bem na fita” com seus clientes, precisa de uma estratégia.

Como escritora “fantasma” (Ghost Writer), trabalho muito com pessoas que desejam dar aquele “upgrade” na sua marca ou até imagem pessoal. Por isso, em seus livros, roteiros ou palestras criamos um plano que inicie essa conexão com o público, reverta possíveis crenças que eles tenham e fortaleça a autoridade.

Da mesma funciona o Marketing dentro das redes sociais e a estratégia serve para cumprir seu objetivo seja ele qual for: fortalecer autoridade, criar conexão com o público e o melhor deles, vender.

E agora, chega de enrolação! Vamos ao passo-a-passo para criar sua estratégia?

Primeiro passo: conheça seu público!

Antes de qualquer outra coisa, você precisa conhecer quem é seu público nas redes sociais.

Quais são seus interesses? O que ele gosta, acompanha? Quais pensadores o influenciam?

No Marketing Digital, existe um procedimento mais completo chamado “Persona”, é um meio de criar seu personagem como se ele fosse real. Assim, é mais fácil mensurar e traçar seus comportamentos.

No entanto, a ideia aqui é ser simples, eficiente e aplicável. Portanto, deixarei uma ferramenta mega interessante para pesquisar mais sobre sua audiência.

O facebook audience insights é uma ferramenta disponibilizada pelo próprio Facebook que permite ver vários traços de comportamento online dos seus seguidores (ou daqueles que você almeja).

Nele, você pode colocar definir idade, profissão, interesses e outros dados relevantes. Com isso, o Face te dá vários insights interessantes como personalidades importantes para essa segmentação, páginas que segue, localização e assim por diante.

E com toda essa parte em mãos, iremos para o próximo passo.

Segundo Passo: Defina metas e analise as métricas para seu Social Media Marketing

Quando falamos “definir metas” é normal que o leitor pense: “quero vender mais pela internet.”

Sinto muito, mas isso não é uma meta, isso é uma intenção.

A meta deve ser algo POSSÍVEL, mas ao mesmo tempo DESAFIADOR e é claro, MENSURÁVEL. Em outras palavras: é possível de ser medida.

Analisar suas métricas atuais e ter meios para analisar as métricas futuras é essencial. Assim você consegue definir:

  • Metas possíveis;
  • Melhores estratégias de horário
  • Consegue compreender o que seu público interage ou não.

Para isso você pode usar as ferramentas métricas da própria plataforma (Insta, Face, etc) ou o relatório aqui do Maily.

Terceiro passo: Crie um calendário editorial e seus conteúdos ANTECIPADAMENTE

Você já sabe o que seu público gosta (e não gosta), quem ele segue, o que ele engaja. Sendo assim, o próximo passo é: criar um calendário editorial.

Nele, você irá distribuir o tema de suas postagens, o posicionamento e tipo delas. Sim, existem tipos de postagens.

Resumidamente, eles são três:

  • Conexão
  • Autoridade
  • Venda

Post’s de Conexão são aqueles que seu público se identifica e possuem um engajamento gigantesco. Essa etapa é obrigatória para você manter a sua mídia social organizada.

Já os do tipo Autoridade fortalecem sua marca, seja ela pessoal ou comercial.

Por último, os de venda vão ofertar seu produto.

Um bom calendário editoria equilibra os modelos de acordo com o comportamento do público. Para testar, você pode começar com 35% de Post’s de Conexão, 35% Post’s de Autoridade e 30% Post’s de Venda.

Para te auxiliar, o reportei oferece um modelo gratuito. Dá uma olhadinha aí!

Separou os temas, os tipos e criou seu calendário? O próximo passo é criar e agendar seus post’s.

Essa programação antecipada auxilia que você mantenha o foco no seu dia-a-dia em pontos SUPER IMPORTANTES: interação.

Curta e responda comentários, dê atenção ao seu inbox, faça stories curtos e assim por diante. Isso é essencial para criar fãs! Lembra da nossa conversa ali em cima?

Quarto passo: Observe seus concorrentes

Muitas pessoas vão colocar esse passo ali em cima, no segundo lugar. Não há nada de errado nisso. Mas, eu particularmente, acredito que é possível dar os primeiros passos e criar sua autenticidade.

Na verdade, isso é importante.

Dentro do Marketing Digital, não existe uma “Fórmula Mágica”. Portanto, quanto mais você conhecer seu público, melhor vai ser!

Quinto passo: Mensure seus resultados

Esse é o último passo da sua primeira estratégia. Sim, primeira. O marketing de social media é na verdade uma evolução constante: você analisa seus resultados e se eles forem satisfatórios entende o que deu certo, o que não deu.

Aliás. O post que fez sucesso hoje, pode não ter engajamento nenhum amanhã.

Tudo isso depende de diversos fatores, que não estão nas mãos do criador de conteúdo, social media ou até da equipe de marketing. Por esse motivo a análise é tão importante.

Aqui no Maily, você conta com uma ferramenta muito útil de análise. Mas, as próprias redes como o Instagram entregam as métricas facilmente.